Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2011

BREVE CRÔNICA SOBRE A INADIMPLÊNCIA

Depois de protelar o máximo possível, foi até o banco. Assunto? Uma daquelas conversas chatas sobre saldo bancário. Após explicar a situação de insolvência em que estava vivendo, ouviu de Marli, a funcionária, um discurso muito educado, cordial. Na verdade, ela usou uma linguagem retórica, perigosamente sutil, cheia de ameaças veladas sobre procedimentos judiciais. Ele ainda tentou discutir alguns pontos. Tudo em vão. O banco queria receber – e rápido.

Enquanto a funcionária foi vasculhar, no computador, os arquivos implacáveis dos débitos, ele ficou sentado em uma confortável poltrona marrom. Tentou folhear o livro de crônicas do Antônio Maria que andava relendo. Esforço inútil: aquele ambiente não comportava espaço para a poesia.

Um olhar pela paisagem estéril que envolvia a todos os que estavam dentro do prédio. Os passos apressados das pessoas, o dinheiro sendo manipulado nervosamente por alguns caixas, o olhar apreensivo dos funcionários burocráticos, conversas rápidas, soando como sussurros que encobrem graves segredos, o medo gotejando pelas paredes – tudo parecia conspirar para uma soma angustiante de terror. Ninguém estava interessado em saber as últimas trapalhadas dos políticos brasileiros. Nada era importante para o office-boy que, na fila de depósitos, ouvia rock no mp3. Uma inconfundível funcionária pública conversava com uma amiga sobre as “últimas” da sua repartição (Aquela lambisgóia do terceiro andar, a loura, peguei ela com o chefe. Estavam em atitudes suspeitas no banheiro!). Enquanto os dirigentes da República se preparam para uma nova viagem à Europa, a estagiária estava sonhando com o vestido que  usará na festa de sábado. Para o chefe da segurança do banco, uma vitória do Flamengo é muito mais importante do que a remarcação de preços no supermercado.

A vida é a soma de muitas loucuras, filosofou. De posse de uma página enorme, onde constava tudo sobre a doença econômica que atinge a vida de quem precisa viver com um minguado salário, Marli, ao voltar, fez, sem rodeios nem piedade, um pequeno (porém cruel) balanço da situação. Detalhou as razões da falência, mostrou extratos, perguntou sobre fontes alternativas de crédito, descartou a possibilidade de depósitos milionários naquela conta e, didaticamente, sugeriu medidas restritivas nos gastos. Depois, fez um longo sermão sobre as responsabilidades que se deve ter com o uso do dinheiro do banco! Por um instante quase imperceptível foi possível perceber que por trás daquela lengalenga havia uma dose muito forte do mais puro tédio. A voz, monocórdia, discurso decorado, alertava pela milionésima vez o horror dos tempos de crise.

Em seguida, utilizando-se impiedosamente do poder que lhe foi conferido pelo capitalismo, Marli começou a fazer cálculos sobre o montante que estava no negativo. Sugeriu um financiamento. Em seguida, relacionou uma série de documentos que deveriam ser apresentados e, sem sequer olhar para a vítima, repetiu as ameaças do início da conversa. Nada muito declarado, explícito. A velha linguagem da persuasão. Ficou no ar um clima pesado, difícil, daqueles que dá para cortar com faca. Ele sentiu que a conversa estava encerrada – nada mais havia para ser dito. Então, levantou da poltrona e foi embora. Antes, articulou alguma bobagem, qualquer coisa como Vou pensar no assunto. Depois eu volto.

Entre a poltrona e a escada, o sapato deslizando pelo chão, começou a recuperar os sons da cidade. Alguém riu, um carro buzinou, uma cadeira caiu e provocou olhares curiosos. Na porta do banco, o sol lambeu o seu rosto numa breve carícia. O dia estava bonito, como só podem ser bonitos na primavera. Sem muitas pretensões, deixou os olhos serem levados pelo doce ondular do corpo de uma adolescente que passava. Tomado por uma súbita alegria, perguntou ao mundo: de que importam os naufrágios, se a alma se mantém na superfície - lúcida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário