Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

VINTE CINCO CITAÇÕES SOBRE LIVROS

Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria. (Jorge Luis Borges)

A companhia dos livros dispensa com grande vantagem a dos homens. (Marquês de Maricá)

Aqueles que começarem a queimar livros, logo acabarão queimando pessoas. (Heinrich Heine)

Não se faz boa literatura com boas intenções nem com bons sentimentos. (André Gide)

A literatura é sempre uma expedição à verdade. (Franz Kafka)

Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com seu amante. (Clarice Lispector)

Há livros de que apenas é preciso provar, outros que têm de se devorar, outros, enfim, mas são poucos, que se tornam indispensáveis, por assim dizer, mastigar e digerir. (Francis Bacon)

Caminhas em direção da solidão. Eu, não. Eu tenho os livros. (Marguerite Duras)

Há livros escritos para evitar espaços vazios na estante. (Carlos Drummond de Andrade)

A literatura não permite caminhar, mas permite respirar. (Roland Barthes)

O romance é a chave dos quartos secretos de nossa casa. (Louis Aragon)

Um clássico é algo que todos queriam ter lido, mas que ninguém quer ler. (Mark Twain)

“Diga-me o que lês e eu dir-te-ei quem és” é verdade; mas eu te conheceria melhor se me dissesses o que relês. (François Mauriac)

Os eruditos são aqueles que leram nos livros; mas os pensadores, os gênios, os iluminadores do mundo e os promotores do gênero humano são aqueles que leram diretamente no livro do mundo. (Arthur Schopenhauer)

Em literatura, o meio mais seguro de ter razão é estar morto. (Vitor Hugo)

O moralismo é antítese da Literatura. A literatura começa precisamente quando recusamos ser moralistas e instintivamente somos perversos. Quem escreve não pode olhar para onde toda a gente está a olhar, mas para o outro lado. (Gonçalo Tavares)

Os miseráveis não têm outro remédio a não ser a esperança. (William Shakespeare)

Os livros são abelhas que levam o pólen de uma inteligência a outra. (James Lowell)

Autores são atores. Livros são teatros. (Wallace Stevens)

Os livros têm os mesmos inimigos que o homem: o fogo, a umidade, os bichos, o tempo; e o seu próprio conteúdo. (Paul Valery)

Em ciência leia sempre os livros mais novos. Em literatura, os mais velhos. (Millôr Fernandes)

Os livros são amigos que nunca nos deixam mal. (Thomas Carlyle)

Livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; e os mais pacientes professores. (Charles Eliot)

Muitos escritores esgotam-se antes dos seus livros. (Sofocleto)

Há aqueles que não podem imaginar o mundo sem pássaros; Há aqueles que não podem imaginar o mundo sem água; Ao que me refere, sou incapaz de imaginar um mundo sem livros. (Jorge Luis Borges)

5 comentários:

  1. Parabéns, Raul!!
    Estou gostando de ver essa sua dinâmica em tentar motivar o as pessoas para que se interessem pela leitura. Pois, ao fazer a citação, mencionando o nome do autor, leva o leitor a se interessa pela obra e uma consequência boa pode ser a leitura. Vou copiar algumas dessas citações para o meu status.

    ResponderExcluir
  2. Amei e como devoradora de livros , só tenho a agradecer por você partilhar conosco de seus conhecimentos, também uso bastante citações sobre livro, literatura, educação e etc, na minha página! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela leitura, pelo comentário, pela amizade! Beijos!

      Excluir
  3. Adorei as citações.
    Vou quardar para não esquecer essas palavras.

    Abraço e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir