Páginas

quarta-feira, 31 de julho de 2013

ESCRITORES – QUARENTA FRASES SOBRE O OFÍCIO

Karl Kraus
É preciso sempre escrever como se fosse a primeira e a última vez. Dizer tanto como se fosse uma despedida e tão bem como se fosse uma estreia. (Karl Kraus)

– A primeira condição de quem escreve é não aborrecer. (Machado de Assis)

A maior parte do tempo de um escritor é passado na leitura, para depois escrever; uma pessoa revira metade de uma biblioteca para fazer um só livro. (Samuel Johnson)

– Só se pode julgar um escritor depois de terem morrido todos os críticos de sua época. (Sofocleto)

Há escritores que escrevem literatura. Outros só conseguem escrever escrita. (Raymond Chandler)

Alain Robbe-Grillet
– É a maior satisfação que um autor pode ter, um diálogo intimo com um leitor desconhecido. É o que sinto em passagens de Joyce, Dostoiévski e outros favoritos, a impressão de que eles escreveram aquilo exclusivamente para mim. (Paulo Francis)    

O verdadeiro escritor não tem nada a dizer. O que conta é o modo que ele diz. (Alain Robbe-Grillet)

– Quando os escritores morrem, eles se transformam nos seus livros. O que, pensando bem, não deixa de ser uma forma interessante de reencarnação. (Jorge Luis Borges)

Ultimamente, as palavras estão tomando uma surra dos escritores. (John Fowles)

Mikhail Bulgakov
Se um escritor quisesse demonstrar que a liberdade não lhe é necessária, pareceria um peixe querendo convencer-nos de que a água não lhe é útil. (Mikhail Bulgakov)

– Quando comecei a escrever ficção, não levava o menor jeito para a coisa. Não sabia como fazer uma personagem entrar ou sair de uma sala. Se ela tirava o chapéu ao entrar, esquecia-se de pegá-lo ao sair. Se eu pusesse duas pessoas para conversar em um quarto, uma delas não podia sair viva. (Raymond Chandler)

– Se quiser ficar rico escrevendo, escreve o tipo de coisa que é lida por pessoas que movem os lábios ao ler. (Don Marquis)

– Se um jovem escritor conseguir abster-se de escrever, não deveria hesitar em fazer isso. (André Gide)

– Conhecia as regras de escrever, sem suspeitar as do amar; tinha orgias de latim e era virgem de mulheres. (Machado de Assis)

Virginia Wolff
Um escritor chega à velhice quando suspeita que o artigo que está a escrever já tinha sido escrito por ele no passado. (R. Gómez de la Serna)

O escritor está sempre trabalhando em um livro, mesmo quando não está escrevendo. (Antonio Callado)

Um grande escritor sempre traz consigo seu mundo e sua prédica. (Albert Camus)

Quase sempre os escritores descrevem ações brilhantes com versos lamentáveis. (Horácio)

O mais belo triunfo do escritor é fazer pensar os que podem pensar. (Eugène Delacroix)

– Quando se diz que um escritor está na moda, isso quer dizer que ele é admirado por menores de trinta anos. (George Orwell)

Algumas pessoas escrevem tão bem que eu tenho vontade de devolver minha pena para o ganso. (Fred Allen)

– Na literatura, convém acautelar-se contra os charlatões da construção da frase. Suas casas recebem primeiro janelas e depois paredes. (Karl Kraus)

– Alguns escritores costumam levar um não de inúmeros editores antes de decidir que vão escrever para a posteridade. (George Ade)

– Quando um escritor se transforma num clássico, já não há necessidade de lê-lo: basta citá-lo. (R. Gervaso)

Os grandes escritores nunca foram feitos para se submeter à lei dos gramáticos, mas para imporem a sua. (Paul Claudel)

Thomas Mann

– A felicidade do escritor é o pensamento que consegue transformar-se completamente em sentimento, é o sentimento que consegue transformar-se completamente em pensamento. (Thomas Mann)

O escritor original, enquanto não está morto, é sempre escandaloso. (Simone de Beauvoir)

– Não há ninguém que abomine mais um autor do que outro autor. Um autor só é solidário com outro no velório do concorrente. (Nelson Rodrigues)

Os escritores superficiais, como as toupeiras, julgam frequentemente serem profundos, quando estão, no entanto, demasiadamente perto da superfície. (William Shenstone)

– O escritor escreve porque não pode agir, e assim vive as experiências de forma indireta – vicária. (Mário Vargas Llosa)

Utilizar palavras incomuns é uma descortesia literária. Só se deve colocar no caminho do público dificuldades intelectuais. (Karl Kraus)

Paulo Francis
– O ego dos escritores é muito maior do que o dos atores, porque atores são humilhados em ensaios e, no seu egoísmo, repassam um pouco do ego na camaradagem dos companheiros. Ao passo que o escritor trabalha sozinho. Apanha também, mas a sós, é uma experiência masturbatório-masoquista. E, no fim das contas, é o maior confronto que se pode ter com a realidade. (Paulo Francis)   

O escritor original não é aquele que não imita ninguém, mas sim aquele que ninguém pode imitar. (François René)

 Escrever não é propriamente um sofrimento, mas uma obrigação. A literatura me sustenta não apenas no sentido econômico, mas também existencial. Só atinjo a minha verdadeira dimensão, e presto contas a deus, através da literatura. (Fernando Sabino)

Instruir e divertir os povos deve ser o empenho dos escritores; os mais hábeis são os que instruem divertindo. (Marquês de Maricá)

Um escritor não lê os seus colegas: vigia-os. (Maurice Chapelan)

– As passagens dos textos de Shakespeare em que a linguagem é áspera, vulgar, exagerada, fantástica e mesmo obscena – e há muitas – devem-se inteiramente ao fato de que a vida exige um eco para a sua própria voz e recusa a intervenção do estilo bem-construído a que ela precisa se submeter para encontrar expressão. (Oscar Wilde)

Raymond Chandler
– James Joyce escrevendo me lembra um colegial repugnante espremendo espinhas. (Virgínia Wolff)

– Solzhenitsyn escreve mal e é um idiota. Uma combinação irresistível para torná-lo popularíssimo nos Estados Unidos. (Gore Vidal)

–  A melhor literatura é sempre produzida por quem não depende dela para viver: a mais elevada forma de literatura, a poesia, não enriquece quem a escreve. (Oscar Wilde)



Nenhum comentário:

Postar um comentário