Páginas

sexta-feira, 12 de julho de 2013

HEMINGWAY & MARTHA

Martha Ellis Gellhorn
Eu sou uma correspondente de guerra. Mas existem guerras e guerras, diz Martha Ellis Gellhorn (a terceira das quatro esposas de Ernest Miller Hemingway, Prêmio Nobel de Literatura de 1952), no início do filme produzido e veiculado pela HBO e que acaba de ser lançado em DVD e Blue-ray: Hemingway & Martha (Hemingway & Gellhorn. Dir. Philip Kaufman, 2013).

Ela estava se referindo, entre outras coisas, ao desperdício de energia que envolve alguns rituais da masculinidade: boxe, álcool, caça, pesca, guerra e, evidentemente, sexo. Ela quer dizer, embora não diga, que, independente das circunstâncias, os homem se vestem com as lendas que tecem para si mesmos – e, por isso mesmo, a diferença entre a verdade e a mentira jamais será suficiente para fornecer um mínimo de compreensão substantiva aos acontecimentos (reais ou ficcionais).

Ernest Hemingway foi um personagem literário insuperável: narcisista, paranoico, sedutor, mentiroso, ciumento, fanfarrão, alcoólatra, misógino, proprietário de múltiplos desvios de caráter, eternamente preocupado com a própria virilidade. 

Cercado de amigos e admiradores, como o escritor John dos Passos e o fotógrafo Robert Capa, atraia a atenção dos jornalistas para as causas que defendia. Durante a guerra civil espanhola, (1936-1939), não teve dúvidas, atravessou o Atlântico. Foi ajudar os republicanos, que estavam lutando contra o fascismo dos militares comandados por Francisco Franco. Ajudar talvez não seja a terminologia correta, pois foram dias e noites de festas em bares e bordéis. Mas, mesmo assim, ele estava lá, saudando a bandeira da democracia ao lado de heróis de todas as partes do mundo. Além disso, confirmando que parte da história de Espanha foi escrita com sangue, Por Quem os Sinos Dobram é um excelente romance sobre aquele período histórico.

Hemingway em grande estilo
Martha Gellhorn estava junto nessa aventura. E em muitas outras. É isso o que o longa-metragem quer retratar. Combinando ficção e documentário (em algumas cenas os fotogramas coloridos são misturados com os fotogramas em preto e branco), a estrutura narrativa do filme legou à Martha Gellhorn a dupla função de narradora e protagonista. E isso significa, primariamente, que o espectador deve aceitar uma versão parcial dos fatos. Mesmo nos momentos em que a (extensa) historiografia literária coincide com os fatos abordados no filme. Trocando em miúdos: parte do filme está estruturado em liberdades poéticas, situações muito diferentes daquelas que a comunidade literária aceita como expressão do ocorrido.

A história amorosa que (des)uniu Ernest Hemingway (interpretado por Clive Owen) e Martha Gellhorn (Nicole Kidman) é complicada. Repleta de mal-entendidos e violência. Como ela faz questão de explicar: Éramos bons na guerra. E quando não havia guerras, criávamos uma dentro de casa. A batalha que não sobreviveríamos era a vida doméstica.


Martha era uma mulher avant-la-lettre. Independente intelectual e economicamente, não queria ser uma nota de rodapé na vida de alguém. Jornalista da revista Collier’s, todas as vezes que lhe era possível, arrumava as malas e ia trabalhar nas áreas mais inóspitas e perigosas do planeta. Embora eles tenham se conhecido em Key West, em 1936, foi em Madri, alguns meses depois, que o romance se desenvolveu. Foi na Espanha, colaborando na produção do documentário A Terra Espanhola (The Spanish Earth), que resolveram morar juntos (para desespero de Pauline Pfeiffer, a esposa).


Hemingway gostava de mulheres que não o desafiassem. Mesmo assim, casou com Martha em 1940. Talvez tivesse a esperança que ela ficasse quieta em casa, na Finca Vigia, em Cuba, cuidando da casa e dos gatos. Ela detestava a vida doméstica e... os gatos (que faziam barulho e a impediam de trabalhar com miados e animada atividade sexual). Mas, detestava com maior intensidade todos aqueles que reuniam em torno de Ernest. Não conseguia suportar aquele bando de homens bêbados 24 horas por dia, que usavam o Pilar (o barco) para pescar e lutar boxe. E, eventualmente, contratar os serviços de dezenas de prostitutas. Os amigos de Hemingway destruíram o maior projeto de Martha: manter o marido na linha. Ela queria que ele fosse amoroso, bebesse menos e escrevesse mais. Não conseguiu nada.

Talvez o que tenha destruído o relacionamento entre os dois foi a viagem à China. No outro lado do mundo, as diferenças se acentuaram. Hemingway detestou a posição subalterna que lhe coube naquela circunstância. E reagiu agressivamente. Ou seja, destruiu as últimas possibilidades de reconciliação.

Ele substituiu rapidamente Martha Gellhorn por Mary Welch. 

Diante do inevitável, Martha facilitou as coisas viajando para a Europa, onde foi cobrir a participação estadunidense na II Guerra Mundial.

Martha morreu em 1998, trinta e sete anos anos depois de Hemingway – que se suicidou (tiro de espingarda) em 02 de julho de 1961. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário