Páginas

segunda-feira, 18 de maio de 2015

QUATORZE AMOSTRAS DO ESTILO LITERÁRIO DE SAKI


“Gatos têm nove vidas, você sabe”, disse Sir Wilfrid, cordialmente.
“É possível”, respondeu Tobermory. “Mas só têm um fígado”.

(...) estava reclinado em uma poltrona confortável com o olhar sonhador e distante como o de um vulcão logo após ter desolado vilas inteiras.

(...) estava possuído por uma grande paz, e não era toda devida ao fato de que havia convencido seus pés a entrarem em sapatos um número menor.

Por que as mulheres gostam tanto de revirar o passado? São más como alfaiates, que invariavelmente lembram o quanto você ainda lhes deve por um traje que deixou há muito de usar.

Lembram um pato que sai batendo as asas com alegria forçada muito depois da cabeça ter sido cortada.

O problema é que muitas pessoas que têm dinheiro para desperdiçar parecem ter ideias muito vagas sobre como desperdiçá-lo.

Se quer uma lição sobre artificialidade elaborada, basta observar a estudada falta de preocupação de um gato persa entrando em um salão lotado.

Os Beauwhistles não nasceram nas altas esferas sociais, sabe, mas estão chegando lá a prestações – um tanto à vista, o resto quando bem entenderem.

(Estava) tão desesperadamente ansiosa para fazer a coisa errada do jeito certo.

Desvestir-se na presença de uma dama, mesmo por uma causa tão louvável, era uma ideia que fazia as pontas de suas orelhas tinirem com um rubor de vergonha abjeta. Ele nunca sequer fora capaz de expor suas meias na presença do sexo frágil.

Encarou a companhia com um sorriso que imaginava que um aristocrata da melhor estirpe usaria ao subir à guilhotina.

Reprovava as distinções sociais e zombava da ideia de uma casta principesca, mas se tais gradações artificiais de posição e dignidade precisavam existir, ela estava contente e ansiosa por ter um espécime elevado de uma ordem elevada incluído em sua festa. Sua mente era aberta o suficiente para amar o pecador mesmo odiando o pecado.

Seus sentimentos eram aqueles que poderiam ter animado um general da antiguidade guerreira ao ver seu maior elefante de guerra humilhado e expulso do campo de batalha por um bando de fundeiros e lanceiros. 

Não se pode esperar que um garoto seja depravado antes de entrar para um bom colégio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário