Páginas

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

ANTOLOGIA POSTAL

Fiz a assinatura da coleção de poesia Antologia Postal, editada pela Azougue (em parceria com a Cozinha Experimental). Doze volumes que se propõem a mapear parte do versejar recente – embora alguns dos autores que foram/serão publicados não possam ser qualificados como novidades. No mundo a-pós-a-moderna-idade (seja lá o que isso for!), o conceito de literatura contemporânea se tornou fluído, amorfo e indefinido. Ao mesmo tempo em que cataloga uma série de experiências (de linguagem, de técnica e de invenção), ocorre o tropeçar ou a elevação em itens acessórios (pseudo-inovação, variações sobre o mesmo tema, reinterpretação, ressignificação,...). Como resultado dessa salada, surge a multiplicidade de leituras para o poema – e isso é bom. O ruim é que o contemporâneo está mais próximo do monstro criado por Frankenstein do que de algum anjo da Renascença.  

De cada um dos doze livros serão publicados trezentos exemplares numerados – apenas trezentos (diz o editor) – com capa dura revestida em tecido e acabamento manual. Complementando os poemas, há uma entrevista com o homenageado. Tudo isso ao custo de R$ 600,00. Parcelei em quatro suaves prestações mensais. Consegui pagar todas. Para alegria dos editores. Afinal, nestes tempos sombrios, em que todos se queixam da crise econômica, a quantia envolvida na transação não é exatamente um par de moedinhas.

CURRICULUM

(Rubens Rodrigues Torres Filho)


Ser qualquer um mas ter alma de nobre.

Correr perigos sem temor indigno. 

Paquerar a princesa apetitosa.

Vencer o ogro, transformar o rei em sogro.


e envelhecer amado pelo povo.


Inevitavelmente, antes de assumir o compromisso, tive que perguntar para mim mesmo se não estava me envolvendo em uma nova velha versão da proposta que idealiza o livro como fetiche. Quer dizer, essa coleção tem um caráter de obra de arte portátil (valorizada pela excelente trabalho de edição, que facilita a expansão dos poemas pela página em branco), além de ser (por enquanto) inacessível para o grande público. Será que não estava mergulhando em um projeto similar ao que existe em artes plásticas, ou seja, comprar cópias numeradas e assinadas de litogravuras e/ou xilogravuras? Não consegui encontrar uma resposta satisfatória para esse questionamento. Inclusive porque, na contracorrente, cabe entender que o incentivo a planos similares permitirá que a poesia ganhe uma maior visibilidade. E, consequentemente, atrair novos leitores. 

E antes que alguém imagine algo que não escrevi ou pensei, cabe registrar que estou satisfeitíssimo (assim, no superlativo!) por ter aderido ao projeto. Um dos motivos é que, durante algum tempo, muito tempo, para ser sincero, deixei a poesia de lado. Quer dizer, os clássicos continuaram habitando a minha memória, não são raras as circunstâncias que flagro a mim mesmo entoando – como um mantra – algum verso que anotei mentalmente em algum momento da vida. Mas, em consequência dessa negligência, perdi o contato com alguns dos mais importantes poetas dos últimos cinquenta anos. Está na hora de retomar a relação afetiva com a poesia, disse para mim mesmo. Complementando, não posso deixar de citar um item relativamente significativo nessa conversa: a importância da Internet na divulgação do trabalho de alguns escritores. Foi lendo poemas esparsos aqui e ali que percebi o quanto estava desatualizado e que, em ritmo “antes tarde do que nunca”, deveria mudar o curso do barco e singrar novos mares.

COGITO

(Torquato Neto)


eu sou como eu sou
pronome
pessoal intransferível
do homem que iniciei
na medida do impossível


eu sou como eu sou
agora
sem grandes segredos dantes
sem novos secretos dentes
nesta hora


eu sou como eu sou
presente
desferrolhado indecente
feito um pedaço de mim


eu sou como eu sou
vidente
e vivo tranquilamente
todas as horas do fim


Os quatro primeiros livros (Roberto Piva, Torquato Neto e Rubens Rodrigues Torres Filho, Guilherme Zarvos) foram publicados em 2016. Recebi o livro de Zarvos nos primeiros dias de 2017. Nos próximos meses os assinantes receberão os volumes dedicados a Alberto Pucheu, Carlito Azevedo, Claudia Roquette-Pinto, Claudio Willer, Eucanaã Ferraz, Francisco Alvim, Frederico Barbosa, Glauco Mattoso, Josely Vianna Baptista, Leonardo Fróes, Lu Menezes, Paulo Henriques Britto, Renato Rezende e Ricardo Aleixo. Como o número de poetas é superior ao número de livros a serem publicados, imagino que alguns volumes serão repartidos ou haverá uma segunda assinatura para quem quiser continuar participando da brincadeira.                     

SARDANAPALUS

(Roberto Piva) 


corre a língua
louca na superfície
da coxa em fogo
sua voz
sua anca trêmula
na montanha
da morte
eu & você vivemos
o relâmpago
o momento de amor
desatina
você delira

em suor & azul
metais explodem
no ar &

caem em cinzas
na folhagem
tudo respira o
prazer do mundo
corpos elétricos
se encaixam
& se amparam


Diante dos quatro primeiros volumes, extasiado pelos poemas, e há alguns que são absolutamente geniais, fiz a pergunta derradeira: qual é o propósito da poesia contemporânea?  Sem cair no maniqueísmo que resulta de discussões em que confrontam o certo e o errado, respondo para mim mesmo que nunca acreditei que a poesia possui (muitos) compromissos com as questões práticas. Ou melhor, sei que essas demandas são importantes, mas não são as únicas, e, dependendo da circunstancia, não são as mais significativas (para a poesia). Então, de que deve se ocupar a poesia? Confesso que não tenho a resposta. Às vezes, muitas vezes, sou tomado pela sensação de que jamais terei. Melhor assim. Para quem flerta com o abismo, a poesia multiplica o prazer da aventura. Ou do perigo. Que se no es lo mismo, pero es igual, como disse alguém em outro contexto.

Independente do grau de sofisticação literária ou da relação afetiva do leitor com o seu poeta favorito, a seleção do material publicado, nos quatro primeiros volumes da Antologia Postal (Roberto Piva, Torquato Neto, Rubens Rodrigues Torres Filho e Guilherme Zarvos), não merece ser alvo de reprimenda. Somente aplausos. Além disso, a reunião de alguns poemas do Piva, inéditos em livro, publicados de forma esparsa (revistas, jornais, antologias,...), fornece para a coleção uma grande relevância arqueológica e historiográfica. Em relação aos poemas selecionados de Torquato Neto e Rubens Rodrigues Torres Filho não há novidades. Mas, a leitura de textos como Go Back e Cogito (Torquato) ou Do Vinho para a Água e Curriculum (Torres Filho) equivale ao encontro com um velho amigo – desses que (independente da distância física) sempre estiveram próximos. Quanto ao Guilherme Zarvos, bem... ele me era desconhecido. E receber o livro (que contém parte de sua poesia) foi uma grata surpresa, ou melhor, uma alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário